Estas tostas de batata doce foram uma das minhas grandes descobertas este verão, são super fáceis de fazer e têm muitas vantagens como por exemplo fazer uma grande quantidade e guardar no frio, depois é so colocar na torradeira e servir!
Não têm gluten e são optimas para o pequenos almoço ou lanches e podemos servir com os mais variados toppings, é só colocar a imaginação e o paladar a funcionar!
O que posso dizer sobre estas tostas de batata doce:
- Não levam produtos de origem animal podendo ser consumida por Vegans (vai depender dos toppings que lhe puser).
- Não contêm gluten.
- São muito versáteis.
- Fazem-se apenas com batata doce não sendo necessário nenhum outro ingrediente.
- São fáceis e rápidas de fazer.
- Podem fazer-se doces ou salgadas, basta mudar os toppings.
- Dependendo do tamanho da batata escolhida rende mais ou menos porções
- Boas para o pequeno almoço, lanche ou uma entrada mais sofisticada.
Como fazer:
Lavar as batatas e cortar em fatias da grossura de aproximadamente 1 cm. Dar preferência a batatas mais gordinhas e redondas pois assim obtemos umas fatias maiores.
Colocar as batata num cesto e coze-las a vapor até que estejam cozidas mas não demasiado para nao se partirem. Pode espetar um palito para ver a sua consistência.
Quando estiverem cozidas, deixar arrefecer e guardar dentro de uma caixa de vidro ou de plástico no frigorifico.
Quando quiser utilizar basta que retire uma fatia do frigorifico e coloque na torradeira (também pode aquecê-las numa placa no fogão) e servir com os toppings que mais gostar.
Frutas, abacate, tomate, tofu, queijo se consumir, patés, manteiga de frutos secos e regar com um fio de azeite ou mel, sementes, sal marinho… as combinações são infinitas!
Outras receitas com batata doce: