Eu ainda sou do tempo que o pão caseiro era feito com massa mãe e as azeitonas eram apanhadas da árvore e colocadas em salmoura, parecem duas coisas banais, mas ambas constituíam dois processos naturais de fermentação que nos regulavam a flora intestinal e nos protegiam das doenças. Antigamente em todas as culturas e povos se utilizava a fermentação dos alimentos para sua conservação e para melhorar patologias digestivas.
Hoje em dia, os processos de fermentação natural caíram em desuso o que provoca uma redução na nossa cultura de bactérias intestinal e faz com que tenhamos reações alérgicas a determinados alimentos e problemas do foro digestivo.
Consumir produtos fermentados faz com que se reponha essa cultura bacteriológica e tem resultados incríveis na redução de problemas digestivos e alérgicos. Mas é preciso ter cuidado pois nem todos os produtos fermentados vendidos atualmente no mercado são benéficos, pois muitos contêm muito açúcar e produtos químicos para aceleraram o processo de fermentação.
Devemos assim consumir produtos fermentados com bons ingredientes e de preferência elaborá-los em casa, o seu processo é simples e natural e contribui para o cultivo de probióticos, microrganismos vivos que cuidam e regeneram a flora intestinal.
Benefícios dos alimentos fermentados:
– São uma fonte de nutrientes como vitaminas, minerais e enzimas.
– Cuidam do nosso sistema imunitário, já que 80% deste está no intestino. Os probióticos ajudam a produzir anticorpos.
– Ajudam no combate às alergias.
– É um método simples para conservar alimentos, com o que além disso obtemos nutrientes exta.
– As bifidobactérias e lactobacilos presentes nos alimentos fermentados ajudam-nos a combater o estres e a ansiedade.
– Ajudam-nos a manter um peso estável, ajudam-nos na correta assimilação de nutrientes.
– Ajudam a restaurar a biodiversidade bacteriana do intestino melhorando as digestões.
– Ajudam a digerir gordura.
-Torna mais digeríveis os alimentos.
– Alcalinizam o nosso sangue.
– Contêm antioxidantes.
– Ajudam na depuração.
Fonte: Instituto Macrobiótico Nishime
Como fazer uns pickcles prensados de couve, cenoura e nabo:
Esta salada pode ser consumida de imediato, se quiser conservar, colocar dentro de um frasco com tampa completamente coberto com a água que os vegetais soltaram. Depois de aberto conservar no frigorifico até uma semana. / Esta ensalada puede ser consumida de inmediato, si desea conservar, ponerla dentro de un frasco con tapa completamente cubierta con el agua que los vegetales soltaron. Después de abierto conservar en la nevera hasta una semana. / This salad can be consumed immediately, if you want to keep, put inside a jar with lid completely covered with water that the vegetables have released. After opening save in refrigerator for up to a week.
Dicas para uma boa fermentação:
- Utilizar sal marinho sem químicos ou aditivos
- Utilizar água filtrada ou sem cloro
- Não utilizar recipientes de plástico, preferir sempre o vidro
- Utilizar a quantidade indicada de água e sal
- Colocar os frascos dos alimentos fermentados num lugar seco e onde não lhe dê a luz direta