Tento sempre que os meus pequenos almoços sejam versáteis (para mim seria muito cansativo comer a mesma coisa todos os dias) por isso vou sempre experimentando novas combinações.
Hoje experimentei fazer papas com quinoa, e se bem que o resultado final não é uma papa e sim um conjunto daquelas bolinhas tão características deste pseudo cereal, ficam bastante aceitáveis num pequeno almoço guloso e muito nutritivo.
A quinoa é uma menina cheia de propriedades benéficas, entre elas o alto teor de proteína, e muitas substâncias que ajudam imenso no controle emocional (óptima no alivio de sintomas de tensão pré-menstrual e menopausa) além disso não contêm gluten sendo apta para celiacos, juntamente com os mirtilos, que são riquíssimos em vitaminas e sais minerais e conhecidos como o rei dos antioxidantes e o fruto da juventude, são uma combinação perfeita para um pequeno almoço cheio de energia.
Vamos lá à receita…
Papas de quinoa com mirtilos
Ingredientes:
60 gr de quinoa
100 ml de água
150 ml de bebida vegetal (arroz, aveia, amêndoa…)
2 c.s. de geleia de arroz
1 chávena de chá de mirtilos
1 c.chá de gengibre fresco ralado
Preparação
Colocar a quinoa juntamente com a água e a bebida vegetal num tachinho ao lume e assim que ferver reduzir para o mínimo e deixar cozinhar a quinoa em lume brando durante uns 15 minutos.
Juntar a geleia de arroz, os mirtilos e o gengibre e deixar cozinhar por mais uns 5 minutos.
En Español
Papilla de quinoa con arándanos
Ingredientes:
60 gr de quinoa
100 ml de agua
150 ml de bebida vegetal (arroz, avena, almendra …)
2 c.s. de melaza de arroz
1 taza de té de arándanos
1 cucharadita de jengibre fresco rallado
Preparación
Poner la quinoa junto con el agua y la bebida vegetal en un cazo al fuego y cuando empieze a hervir reducir el fuego al mínimo y dejar cocinar la quinoa a fuego lento durante unos 15 minutos.
Añadir la melaza de arroz, los arándanos y el jengibre y dejar cocinar durante unos 5 minutos removiendo con una cucahara para que se incorporen bien todos los ingredientes.
In English
Quinoa porridge with blueberries
Ingredients:
60 gr quinoa
100 ml of water
150 ml of vegetable drink (rice, oats, almond …)
2 c.s. of rice jelly
1 cup of blueberry tea
1 teasp fresh grated ginger
Preparation
Place the quinoa together with the water and the vegetable drink on a small tack and, as soon as it boils, reduce to a minimum and cook the quinoa on a low heat for about 15 minutes.
Add the rice jelly, the blueberries and the ginger and let cook for another 5 minutes.
o que é mirtilos?
Bom dia 🙂
Mirtilos é uma fruta antixidante que tem imensos beneficios para a saude, deixo-lhe uma imagem e um texto de Pedro Carvalho onde explica todos os beneficios de comer mirtilos 😉
O Mirtilo possui um valor nutritivo indiscutível; é um fruto conhecido pela sua riqueza em diversas vitaminas como a A, B, C e PP, possuindo ainda sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, açucares, pectina, tanino, ácidos cítrico, málico e tartárico. Conhecido como o rei dos antioxidantes e o fruto da juventude, o Mirtilo está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes, ultrapassando as vantagens de outros vegetais como repolhos, espinafres e brócolos. O Mirtilo é aceite como uma planta medicinal, da qual se podem usar quase todas as partes da planta, flores, folhas, fruto e raízes.
E, por todo o mundo, há laboratórios que investigam e estudam os benefícios que o Mirtilo traz à nossa saúde. Já se determinaram as suas propriedades de anti-séptico, anti-diarreico e anti-hemorrágico. Contribuem também para tratar constipações, atonia intestinal e problemas circulatórios. Experiências realizadas pela Tuft’s Universidade de Boston, mostraram que este pequeno fruto é capaz de reparar os danos causados pelo envelhecimento no cérebro. De facto, dadas estas propriedades singulares, a baga do Mirtilo é obrigatória na dieta dos astronautas da NASA. Os benefícios do Mirtilo são infindáveis, abaixo listamos e descrevemos alguns deles:
Antioxidante O Mirtilo é o fruto que contém mais antioxidantes, estes consistem num grupo de vitaminas, de minerais e de enzimas. Os antioxidantes trabalham para neutralizar radicais livres que prejudicam o nosso sistema imunológico e que conduzem a muitas doenças degenerativas, como a Alzheimer. Os radicais livres aparecem quando estamos expostos a uma variedade de substâncias tais como a radiação, os produtos químicos, a poluição, o fumo, as drogas, o álcool e pesticidas.
Reduz o colesterol Novos estudos e pesquisas efectuadas por laboratórios credenciados, nos Estados Unidos, revelaram que os Mirtilos podem também baixar o nível de mau colesterol, sendo que o Mirtilo é mais eficiente que muitos medicamentos.
Aparelho urinário e digestivo Estudos recentes provaram que o Mirtilo tem, quando ingerido em forma de chá ou sumo, compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário, de que é exemplo a cistite. A acção anti-bacteriana estende-se também a problemas relacionados com o aparelho digestivo, em que o Mirtilo está indicado para alívio de inflamações da boca e pode contribuir para o tratamento e prevenção da colite, diarreias e gases intestinais.
Memória e coordenação motora Estudos laboratoriais levaram a concluir que o Mirtilo melhora a memória e a coordenação motora afectada por doenças de carácter degenerativo. O Mirtilo protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por acção do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo. São também excelentes antídotos para a depressão.
Visão O Mirtilo melhora a vista, diversos estudos na Europa documentaram que os Mirtilos têm concentrações muito elevadas de anticianina, um composto normalmente vinculado com prestações que melhoram a visão nocturna e reduzem a vista cansada.
Na diabetes Mirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal e pé diabético.
Os Mirtilos têm no entanto algumas contra indicações. Devido ao alto teor em taninos não devem ser consumidos durante mais de 3 meses, nem folhas nem frutos, podendo causar irritação do estômago e intestinos, sobretudo se existirem problemas de gastrites ou úlceras.
BENEFÍCIOS DO MIRTILO
Devido à sua riqueza em anti-oxidantes, previnem doenças cardiovasculares, vários tipos de cancro (nomeadamente o cancro do cólon), atenuam processos relacionados com o envelhecimento (como cataratas e doença de Alzheimer) e outras alterações do sistema nervoso (excelente antídoto para a depressão);
Alivia sintomas de infecções urinárias e renais, impedindo a fixação e o desenvolvimento da E. Coli, bactéria preferencialmente causadora de infecções no tracto urinário;
Apresenta um efeito inibitório na agregação plaquetária inibindo assim a formação de coágulos sanguíneos;
Ajudam a combater a memória de curto prazo e reforça a memória dos idosos;
Protegem contra a degeneração relacionada com o envelhecimento das vistas, melhorando a visão nocturna e reduzindo a vista cansada devido às concentrações muito elevadas de antocianinas que possuem, sendo excelentes para prevenir cataratas e retinopatias dos diabéticos;
Reduz inflamações do aparelho digestivo e regula o trânsito intestinal devido à sua riqueza em fibras e propriedades anti-sépticas, apresentando propriedades laxantes quando consumidos em fresco e auxiliam o tratamento da diarreia quando consumidos em seco;
Indicados para dietas para hipertensão arterial, pela ausência de sódio e colesterol.
Fortes propriedades anti-inflamatórias pela sua riqueza em antocianinas;
Ajudam a baixar o nível do mau colesterol (LDL);
Protege a pele dos radicais livres, ajuda a fixar a vitamina A e acelera a cicatrização.
Os benefícios do mirtilo na saúde
“O mirtilo é uma das maiores fontes de antioxidantes que temos ao nosso dispor, com a vantagem de nos ser apresentado em doses fisiológicas, ou seja, às quais o nosso organismo está habituado, e não em “mega-doses” como existem em muitos suplementos. Com um potencial antioxidante superior ao da maioria dos frutos e legumes mas também do vinho tinto e do chá verde, o mirtilo tem sido associado à prevenção de patologias como a hipertensão, diabetes tipo II, doenças cardiovasculares e vários tipos de cancro. Também na diminuição do declínio cognitivo associado ao envelhecimento e na diminuição dos danos cerebrais em vítimas de AVC o mirtilo tem efeitos positivos e comprovados cientificamente.”
Pedro Carvalho
Assistente Convidado na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto