O cereal deveríamos comê-lo sempre em grão que é a sua forma original e a que mantém todo o seu campo magnético, mas outra forma (muito antiga) de consumirmos cereais é através das farinhas e do pão.
Normalmente dou sempre preferência à farinha de espelta para cozinhar os meus pães, já que além de preferir o seu sabor ao do trigo, este cereal encontra-se ainda pouco adulterado e contem mais propriedades que o trigo comum.
Nesta receita coloquei alga “arame” pois as algas são muito alcalinizantes graças ao seu conteúdo em minerais e equilibram a digestão quando consumimos farinhas. A arame é uma alga originária do Pacifico com hidratos de carbono complexos, fibras, cálcio, ferro e iodo e são ótimas para os orgãos genitais femininos e suas desordens femininas, para o cabelo e para baixas de pressão sanguínea.
Também coloquei abóbora que confere a este pão um sabor um pouco mais doce, mais guloso e com uma textura mais aveludada.
Em Português
Pão de espelta com algas e abóbora
Ingredientes
500 gr de farinha de espelta
1 pacotinho de levedura sem gluten
1 chávena de chá de alga arame
1 taça de abóbora
300 ml de água
sal
Preparação
Lave a alga arame em duas ou três águas e deixe de molho durante uns 30 minutos.
Misture a farinha com a alga demolhada, a abóbora cortada em pequenos cubos, a levedura e o sal.
Junte a água e misture bem, amasse até ter uma textura homogénea.
Formar uma bola, tapar com um pano e deixar levedar durante pelo menos uma hora até duplicar de tamanho (vai depender da temperatura exterior).
Passado esse tempo volte a amassar para lhe retirar o ar e coloque a massa dentro de uma forma de bolo inglês, deixe levedar um pouco mais e leve ao forno a cozer a 200º durante uns 30 minutos, ou até ver que já está cozido.
En Español
Pan de espelta con algas y calabaza
Ingredientes
500 gr de harina de espelta
1 paquetito de levadura sin gluten
1 taza de té de alga arame
1 taza de calabaza
300 ml de agua
sal
Preparación
Lavar el alga arame en dos o tres aguas y deje de remojo durante unos 30 minutos.
Mezclar la harina con el alga remojada, la calabaza cortada en pequeños cubos, la levadura y la sal.
Añadir el agua y mezclar bien, amasar hasta tener una textura homogénea.
Formar una bola, tapar con un paño y dejar leudar durante al menos una hora hasta duplicar de tamaño (dependerá de la temperatura exterior).
Pasado ese tiempo volver a amasar para retirarle el aire y colocar la masa dentro de una forma de pluma cake, dejar leudar un poco más y llevar al horno a cocer a 200º durante unos 30 minutos, o hasta que vea que ya está cocido.
In English
Spelled bread with seaweed and pumpkin
Ingredients
500 gr of spelled flour
1 package of gluten-free yeast
1/2 cup of algae wire
1 bowl of pumpkin
300 ml of water
salt
Preparation
Wash the algae “arame” in two or three waters and soak for about 30 minutes.
Mix the flour with the soaked seaweed, pumpkin cut into small cubes, yeast and salt.
Add water and mix thoroughly, knead until smooth.
Form a ball, cover with a cloth and let leaven for at least an hour until double in size (will depend on the outside temperature).
After that time, knead to remove the air and put the dough into a pan cake, let it rise a little more and bake at 200º for about 30 minutes, or until it is already cooked.