Tomei conhecimento deste livro no Instituto Macrobiótico de Portugal, é quase de leitura obrigatória em todos os cursos pois revela-nos muito das bases do que é uma boa alimentação e do que devemos evitar consumir.
Até aqui nada de novo, pois livros sobre este tema existem às centenas (e ainda bem) mas este livro é o maior estudo sobre nutrição realizado até hoje sobre os efeitos da má alimentação e sua consequente perda de saúde, muito sério e escrito por uma iminência na matéria, o Dr. Colin Campbell.
Além de ser um livro de divulgação, está escrito para médicos e profissionais com imensas referências a artigos médicos publicados pelo próprio autor e por outros investigadores. Está apoiado por estudos muito bem documentados assim como esmagadoras estatísticas, que põem a nu muitos dos problemas de doenças e obesidade nos Estados Unidos e no mundo provocados por uma má alimentação.
Depois de o ler vai de certeza reconsiderar a sua relação com os alimentos e a indústria alimentar.
Nota: Em Portugal só vendem a edição em Inglês, não conheço nenhuma edição em Português, mas existe uma edição em Espanhol (para o Kindle e em Papel).
Pode consultar/ comprar o livro aqui:
Frase sublinhada:
“Um dos benefícios mais interessantes de uma nutrição adequada é a prevenção de doenças às quais se lhes adjudica uma predisposição genética. Sabemos agora que podemos evitar as doenças “genéticas” mesmo que possuamos o gene (ou os genes) responsáveis de essa doença.”
Sinopse:
O estudo mais abrangente de nutrição já realizado e as implicações surpreendentes para a dieta, perda de peso e saúde a longo prazo. Há mais de trinta anos, o pesquisador de nutrição T Colin Campbell e sua equipa em Cornell, em parceria com equipas na China e na Inglaterra, embarcaram no estudo da China, o estudo mais abrangente já realizado sobre a relação entre dieta e risco de desenvolver doença. Inclui as mais recentes evidências inegáveis do poder de uma dieta baseada em vegetais, além de informações atualizadas sobre o sistema médico em constante mudança.